quinta-feira

PONTAPÉ INICIAL

___________________________________________
FALE CONOSCO: flaviomcas@gmail.com

________________________________________________
RESUMO DA VIAGEM:
Trajeto: De Brasília ao Monte Aconcágua (Argentina) e Deserto do Atacama (Chile)
Participantes: Paulo Amaral, Flávio Faria e Rosane (na garupa de Porto Alegre a Santiago do Chile)
Motos Utilizadas: 2 Suzuki V-Strom DL 1000
Período: de 6 a 26 de outubro de 2009 (Primavera)
________________________________________________
PLANILHAS:
_______________________________________________
.
RELATADO POR FLÁVIO FARIA:

Brasília, 8 de outubro de 2009.

Meu amigo Paulo Amaral saiu de Brasília no dia 6.outubro.2009, em direção a Santa Maria (RS), onde passará alguns dias com parentes. Uma viagem de mais de 2 mil km, sozinho, sobre sua moto VStrom DL 1000, em período bastante chuvoso. Seu primeiro pernoite foi em Araras (SP), a 840 km de Brasília. Ontem, dia 7, dormiu em União da Vitória (PR), acerca de 1600 km daqui. Muita chuva, vento e cerração pelo caminho, mas a viagem segue o planejado. Na tarde de hoje, chegará em Santa Maria.
Eu (Flávio Faria) e minha esposa Rosane partiremos de Porto Alegre no dia 10.outubro e nos encontraremos com Paulo em Santana do Livramento/RS, na fronteira do Brasil com o Uruguai. Depois de relutar muito, resolvi enviar minha moto num caminhão-cegonha de Brasília para a capital gaúcha, com antecedência de 1 semana. Infelizmente, só tenho 20 dias de férias e ficou apertado realizar este projeto pilotando desde Brasília. O deslocamento até a fronteira uruguaia me obrigaria a gastar 3 ou 4 dias, quase 20% do tempo livre que disponho para esta viagem. No mais, passamos pelas rodovias do sul há 10 meses, quando fomos a Ushuaia (http://ateofimdomundoemduasrodas.blogspot.com/), e não encontrei estímulo para repetir o mesmo percurso em intervalo tão curto.
Outro fato que considerei diz respeito à Rosane, que está na fase final de uma pós-graduação e não poderá cumprir todo o trajeto conosco por absoluta falta de tempo. Ela irá na minha garupa até Santiago do Chile, e retornará de avião para casa, no dia 19. Uma pena! Minha companheira, sempre tão presente, vai fazer muita falta. Ela perderá o belíssimo percurso pelo litoral Pacífico (de Santiago até Antofagasta) e a chance de rever o Deserto do Atacama. Lembro que já estivemos nesta localidade há exatos 2 anos, em outubro de 2007, também ao lado do amigo Paulo Amaral (http://viagematacama.blogspot.com/).
De Santiago em diante, eu e Paulo seguiremos sozinhos em nossas duas motocicletas. Infelizmente, não foi possível montar uma logística que atendesse a todos, que vivemos atolados com obrigações de trabalho, estudos e família.
Esta é a terceira viagem de moto que fazemos juntos pela América do Sul (dentre as cinco já realizadas nesta parceria) e, como em todas as outras, certamente acrescentará muitas coisas boas à nossa alma. Temos aprendido muito com as diferentes culturas, com os cenários, com a flora e a fauna deste continente tão amigo. Vamos lá para mais este desafio!
(fotos de Paulo, Flávio e Rosane, na viagem de 2007 ao Deserto do Atacama)





8 comentários:

  1. Vão com Deus gurizada, tirem muitas fotos, relatem tudo que imaginarem ser perfeito...

    Abração...

    ResponderExcluir
  2. Boa Viagem para vocês!!!
    Abraços,
    Reginaldo Rohden.

    ResponderExcluir
  3. Aproveitem bastante e curtam tudo de bom que essa viagem oferece.
    Como passei por roteiro muito parecido com esse em março/2009, e suas dicas foram muito úteis, agora é minha vez de retribuir, contem comigo.
    Excelente viagem pra vocês!
    Grande abraço,
    Zé Geraldo [atacama2009.blogspot.com]

    ResponderExcluir
  4. Parabéns,
    fico cada vez inspirado para realizar um roteiro deste também. toda diversão e seguranda para vocês.
    P.Brasilis

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Flávio, Rosane e Paulo. Estamos acompanhando a viagem passo a passo. Parece bem movimentada, com tombo e tudo mais... O importante é que estão curtindo a estrada e conhecendo os lugares e as pessoas. Parabéns!
    Um grande abraço,
    Gláucio e Aline.

    ResponderExcluir
  6. ...Ia esquecendo de agradecer a citação... Realmente, eu e o Cabeção estivemos por essas bandas e deixamos adesivos em alguns postos e restaurantes, mas isso foi em 2005, eu acho. Mais uma vez, quero desejar "mucha suerte amigos". E estamos aguardando para festejar mais essa expedição no Aniversário do Águia esse mês... Hasta loego.
    Gláucio.

    ResponderExcluir
  7. Beleza Amigos,
    agora é só os "homi"! Então sigam nesse resto de viagem de macho-chô e continuem mandando fotos e notícias. Estamos com vocês em espírito e admiração pela grandiosa realização motociclística. Sou forçado a concordar, com todo respeito, que a viagem perdeu em beleza com a volta da Rosane. Na verdade perdeu a beleza "totalmente"... Pois como modelo de beleza, vocês, Flávio e Paulin, são ótimos motociclistas, se é que me entendem... Mas, a viagem também perdeu em alegria, bom humor e sofisticação (não é amiga Rosane?). Contudo, nossos dois motoaventureiros dão conta do recado, descobrindo esses lugares tão interessantes e belos, e trazendo toda essa informação para os irmãos do Águia Solitária e demais colegas motociclistas.
    "Suerte compañeros"!

    GG.
    ps: Depois da Xmazônia2010, meu próximo roteiro será a Ruta de los vinhedos, por essas mesmas regiões, e os dados generosamente publicados por vocês serão de grande valia. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Olá Flavio ! Nos conheçemos em Rosário do sul a caminho de rivera , ta lembrado...ham dormimos no mesmo hotel por coencidencia. Abraço ai td d bom...legal foi viagem q lugares heim..abração td de bom Edson e Caline.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Sou servidor aposentado do Ministério do Planejamento, motociclista há algumas décadas, em Brasília. Também sou antropólogo e sociólogo por formação; escritor, violeiro e compositor por vocação; e estradeiro por opção. Criei esse blog para compartilhar, com quem demonstre interesse, minhas viagens de moto pelo Brasil e por outros países. Contato pelo email: flaviomcas@gmail.com