quarta-feira

DE MENDOZA A SANTIAGO DO CHILE

De 13 a 15 de outubro de 2009 – 3 DIAS CURTINDO MENDOZA

Continuando o que eu estava dizendo, Mendoza guarda uma surpresa boa em cada esquina. Povo simpático, restaurantes charmosos, serviços de primeira. Vamos lá às nossas principais atividades por aqui:
a) Hoje (dia 15) tentamos ir ao Monte Aconcágua para fazer fotos e filmagens. Saímos de Mendoza depois das 10h, acreditando que quanto mais tarde, mais quente o tempo por lá. Tivemos informações de um casal que chegou ontem de Santiago que havia neve na pista e isso pode ser perigoso para quem viaja de moto. Fizemos um passeio lindo de 400 km pelo Andes, através de suas curvas infinitas e de dezenas de túneis estreitos que perfuram suas montanhas nevadas. Passamos por Potrerillo (estação de esqui e de rafting), Uspallata (cidade onde foi produzido o filme 7 Anos no Tibet, com Brad Pitt) e Los Penitentes (um dos principais pontos de partida dos alpinistas que almejam escalar o Aconcágua). Ao chegar em Los Penitentes, a 7 km do Aconcágua, tivemos que voltar, porque começou a nevar forte. Foi meu primeiro contato com a neve. Uma coisa emocionante, belíssima! Parecíamos crianças observando os floquinhos brancos caindo sobre nossas cabeças. A sensação térmica naquele momento era de 10 graus negativos, parecida com a que encaramos em Ushuaia. Soubemos por aquelas localidades que, neste período do ano, só é possível ver claramente o Aconcágua pela manhã. À tarde, o monte fica encoberto por uma névoa branca e não dá para ver o cume.
b) Ontem (dia 14), fizemos um passeio pelas vinícolas de Mendoza para conhecer suas principais “Bodegas”, ou fábricas de vinho. Aprendemos superficialmente a degustar e a identificar a qualidade dos diferentes vinhos e uvas. Também visitamos uma fábrica de azeite tradicional, que ainda mantém os mesmos métodos de produção de dois séculos atrás.
c) Anteontem (dia 13), realizamos um tour pela cidade, num microônibus de uma agência de turismo local. Conhecemos o magnífico Parque San Martin e visitamos a obra de arte magnífica do Cerro de la Glória, um conjunto de esculturas em bronze que conta a história do Exército de los Andes, que trouxe a independência à região depois de longa batalha contra o domínio espanhol. Esta obra é a estampa da nota de 5 pesos argentinos.
Amanhã iremos para Santiago do Chile, mas antes vamos parar no Monte Aconcágua e em Puente del Inca, duas localidades imperdíveis deste nosso empreendimento.
(fotos no Parque San Martin e nas Bodegas)










































NO CAMINHO DE SANTIAGO DO CHILE
Dia 16.outubro.2009 - sexta-feira
De MENDOZA a SANTIAGO DO CHILE - 376 km rodados das 8:50h às 20:10h. Tempo total de viagem: 10:20h. Total rodado na viagem: 2860 km (Flávio); 4861 km (Paulo); sendo 358 km no Uruguai, 1802 km na Argentina e 175 km no Chile.
a) Hoje gastamos um tempo imenso para fazer o curto trecho até Santiago, de apenas 376 km. Havia muita coisa linda para ser fotografada e resolvemos nos empenhar nesta atividade, sem qualquer pressa. Nossas paradas constantes consumiram todas as baterias das máquinas fotográficas e filmadoras.
b) Desta vez foi possível passar pelo Aconcágua e pela Ponte del Inca, localidades que não conseguimos chegar ontem por causa da neve. Tivemos que fotografar o monte de quase 7 mil metros de certa distância, da própria rodovia, porque para chegar mais perto seria necessário atravessar o Parque do Aconcágua, cuja pista estava coberta de gelo. Não dava mesmo para encarar o trajeto sobre duas rodas. Já nos basta o tombo no Uruguai.
c) A neve acumulada nas bordas da rodovia e em cima das montanhas trouxe especial beleza ao trecho de hoje. O frio estava de doer, com sensações térmicas muito abaixo de zero. Passamos pelos Caracoles com bastante tráfego de caminhões, mas foi possível apreciar o esplendor das curvas fechadíssimas, em trecho de descida acentuada da Cordilheira. Chegamos a uma altitude de 3180 m antes do inicio dos Caracoles.
d) Adentramos o Chile pelo Paso Los Libertadores, logo após atravessar o Túnel Cristo Redentor, com 3 km de extensão.
e) Chegamos em Santiago por volta das 16 h e logo descobrimos que para transitar pelas autopistas é preciso pagar uma taxa diária de quase R$ 10 por moto. Há um sistema sofisticado de monitoramento por câmeras espalhadas por toda a cidade. Depois de ficarmos perdidos por quase 2 horas (mesmo com GPS), contratamos um táxi para nos guiar até o hotel.
f) Deu tempo para conhecermos um pouco da noite santiaguense. Impressiona a quantidade de pessoas de todas as idades lotando bares e restaurantes (todos muito charmosos). O preço do táxi é muito barato em relação ao Brasil e transitamos bastante pela noite.
(fotos da Puente del Inca, Caracoles, Aconcágua e Fronteira do Chile com Argentina)
















































































.
.
Dia17.outubro.2009 – sábado
PASSEANDO POR SANTIAGO E ARREDORES (Vale Nevado)

Sempre digo por aí que Deus me deu duas coisas grandiosas: Nariz e Sorte! Depois do tombaço no Uruguai, logo no segundo dia de viagem, pensei que a sorte havia me abandonado e que só havia me sobrado o Narigón. Mas não!
Olhem só que coisa legal. Há dezenas de anos a neve não dura até outubro, mas neste ano, em plena primavera, a estação de esqui do Vale Nevado continua aberta (até amanhã somente). Conseguimos, num golpe de sorte, entrar na penúltima excursão para o local. Conhecer o Vale Nevado (com neve) era um sonho, mas não esperava que fosse nesta oportunidade, por causa do período avançado do ano. Para quem ainda não conhecia a neve, como nós, foi uma experiência de primeira grandeza ter estado lá. Trata-se de um dos locais mais pitorescos da América do Sul. As fotos falarão por si.
(fotos no Vale Nevado)




























7 comentários:

  1. Parabéns Flávio, continue mandando notícias.

    Estamos nessa garupa (ou pendura, como falam os portugueses)

    abs

    Evanio & Amélia

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Flávio, pelo que vemos a viagem está muito interessante, sempre lindos visuais.
    Como disse o Evânio, estamos na garupa e bem atentos.
    Aproveitem e continuem informando.
    Abraços

    Futuro

    ResponderExcluir
  3. Além do nariz, realmente voce tem muita sorte. Que continue assim aproveitem ao máximo.
    Abração,
    Carlos Ivo

    ResponderExcluir
  4. Querida Rô, por favor, entre em contato com a Cristina, sua irmã.
    Bjs, Simone e Hugo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa... eu nem acredito que vcs conseguiram pegar a neve!
    adorei. =P
    boa soerte pra vc pai =*
    beijos.

    amo vc ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá, parabéns. Pretendo fazer um roteiro muito parecido com o de vocês, nesse mesmo período, em 2011. Também sou de Brasília, tenho uma BMW GSA 2008, e até agora pelo menos um parceiro interessado na viagem. Poderiam me passar o roteiro de ida e volta? Vcs têm perfil no FB?
    Meu email é: davidsergiobrito@gmail.com
    Obg, David

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Sou servidor aposentado do Ministério do Planejamento, motociclista há algumas décadas, em Brasília. Também sou antropólogo e sociólogo por formação; escritor, violeiro e compositor por vocação; e estradeiro por opção. Criei esse blog para compartilhar, com quem demonstre interesse, minhas viagens de moto pelo Brasil e por outros países. Contato pelo email: flaviomcas@gmail.com